pni lago abrigo 35mm milky way.jpg

DATA

6, 7 e 8 de agosto. Início das atividades às 18h do dia 3, e fim das atividade às 15h do dia 5.

LOCAL

Parque Nacional do Itatiaia, localizado na divisa entre MG (Itamonte) e RJ (Itatiaia).

PÚBLICO - ALVO

Fotógrafos amadores ou profissionais que buscam aprimorar seu conhecimento em astrofotografia, tanto teórico quanto prático, através de técnicas avançadas de captura e pós-processamento de imagens. É aconselhável que o participante tenha domínio sobre os conceitos básicos da fotografia e familiaridade com seu equipamento. Grupo de 6 a 10 pessoas

PRÉ - REQUISITOS

Câmera DSLR ou Mirrorless com ajuste manual de exposição, abertura e ISO; tripé, notebook com Photoshop instalado.

CONTEÚDO

CONCEITOS AVANÇADOS
Conversão da luz em sinal analógico e digital, invariância do ISO, ruído, alcance dinâmico, sensores tipo CMOS e CCD, sensores APS-C e Full-Frame, shutter (mecânico, rolling e global), filtros acoplados ao sensor (microlentes, Bayer ou X-trans, anti-alias e infravermelho), eficiência quântica do sensor, profundidade de bits, câmeras astromodificadas.

 

EQUIPAMENTOS

Será feita uma análise técnica dos equipamentos mais adequadas para este tipo de fotografia, como eficiência quântica das câmeras, capacidade de armazenamento dos pixels, nível de ruído do sensor e de leitura, entre outros, visando entender afundo as nuances que diferenciam os equipamentos mais sofisticados dos mais simples.

 

TÉCNICAS
Composição, luz natural e artificial, panorâmica (simples e mosaico), HDR, múltipla exposição, distância hiperfocal, focus stacking, star-trail, empilhamento, otimização do ruído em ISO elevado.

 

PLANEJAMENTO

Aplicativos e softwares para escolher lugares adequados para astrofotografia e prever a posição dos astros no céu noturno, avaliar a cobertura de nuvens e o risco de mau tempo, escolha adequada de equipamentos visando a redução de peso em trilhas longas e expedições.

 

PÓS-PROCESSAMENTO

Tratamento avançado de astrofotografias no adobe Photoshop: montagem e correção de distorção em panorâmicas, máscaras de difusão e intervalo para tratamento localizado, ferramentas de redução de ruído, empilhamento (com astrofotografia de paisagem e espaço profundo), star-trail, calibração de cores (cores individuais e RGB primário), recuperação de sombras e realces, correção gama, curva de tons, entre outros.

janderson maria da fe 50mm core mw 4-5.jpg

EQUIPAMENTO NECESSÁRIO

  • Câmera DSLR ou Mirrorless com ajuste manual de velocidade, abertura e ISO

  • Lente com distância focal de até 40mm (APS-C) ou 60mm (Full-Frame), de preferência grandes angulares. A lente do kit (18-55mm f/3.5-5.6) é ótima lente para se iniciar em astrofotografia

  • Tripé 

  • Cartões de memória, baterias, carregador

  • Notebook com Adobe Photoshop instalado para tratamento de imagens. 

  • Lanterna de cabeça com modo vermelho 

      

ITENS INCLUSOS

  • Curso teórico e prático de astrofotografia, com pós-processamento de imagens

  • Hospedagem: 2 pernoites em quarto compartilhado

 

  • Alimentação: Café, almoço e janta

 

  • PDF com material teórico de astrofotografia

 

  • Certificado de participação

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA

A partir das 14:00h - Recepção e instalação dos participantes.

18:00h – Início das atividades práticas de astrofotografia

SÁBADO

Após o café da manhã, iniciaremos uma discussão teórica sobre astrofotografia, e após o almoço, iremos começar o pós-processamento das imagens feitas na noite anterior.

Às 16:00h subimos de carro ao Parque Nacional do Itatiaia para fotografar o pôr do sol e iniciar a segunda noite de práticas astrofotográficas a 2400m de altitude.

Às 23:00h retornamos a pousada para janta e confraternização.

DOMINGO

Após o café da manhã daremos continuidade ao pós-processamento de imagens, finalizando as atividades em torno de 15:00h.

*Roteiro sujeito a mudanças em função das condições climáticas.

hostel picus res site.jpg

ITENS NÃO INCLUSOS

  • Transporte

 

  • Câmera fotográfica

 

  • Notebook

 

  • Seguro de equipamento fotográfico e viagem

via lactea morro do camelo res site.jpg

HOSPEDAGEM

Iremos nos hospedar no Hostel Picus, uma pousada localizada no coração da Mantiqueira, a 1400m de altitude e apenas 15km da parte alta do Parque Nacional do Itatiaia. No valor do workshop está incluso a hospedagem em quarto compartilhado, com capacidade de até 5 pessoas por habitação. Há a opção de quarto individual por um acréscimo de R$200,00 no valor do curso. Se optar por essa opção, consultar a disponibilidade das reservas antes da compra, disponível no final dessa página (contato).

O céu da região possui baixíssimos níveis de poluição luminosa (bortle classe 3), sendo possível visualizar o centro da via láctea e outras galáxias a olho nu, tornando essa região ideal para a prática de astrofotografia. Desse modo, nossa primeira noite de práticas astrofotográficas será nos arredores da pousada, onde iremos aprender a configurar os equipamentos e também nos familiarizar com as técnicas de captura. A segunda noite de práticas será na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia.

Para mais informações sobre o Hostel Picus, basta clicar AQUI

COVID-19

Visando a segurança dos participantes e também dos locais, as pessoas ainda não vacinadas deverão apresentar teste negativo para covid-19, realizado em até 72h antes do início das atividades. O teste a ser realizado pode ser o PCR ou o teste rápido de farmácia.

PAGAMENTO

O investimento do workshop é de R$1690,00 em até 6x sem juros no cartão ou com 10% de desconto no boleto. Havendo desistência em até 10 dias antes do evento, o reembolso será de 90% do valor total do curso. Após esse prazo não haverá reembolso, e o valor investido ficará de crédito para os próximos workshops e expedições fotográficas, de acordo com a disponibilidade de vagas. 

TERMOS E CONDIÇÕES

As datas do workshop são selecionadas nas melhores épocas do ano para fotografar o céu noturno, com maior possibilidade de tempo estável e limpo, com o centro da via láctea visível no céu, e também com a fase da lua favorável. No entanto, mesmo nessas épocas, o clima na montanha é passível de mudanças abruptas. Assim sendo, se a previsão do tempo em até TRÊS dias antes do evento não estiver favorável (previsão de chuvas e alta nebulosidade), o workshop será adiado para uma data a determinar com os participantes. Havendo incompatibilidade da nova data com algum participante, o valor investido ficará de crédito para os próximos workshops e expedições. O roteiro do workshop também pode ser alterado em função das condições meteorológicas, sendo prioridade a segurança e bem-estar dos participantes.

 

Aos participantes que planejam se deslocar por meio aéreo, sugere-se a compra de passagens com flexibilidade de datas ao invés das econômicas, pois se houver alteração na data do workshop devido a condições meteorológicas desfavoráveis, é possível alterar as datas do vôo. Passagens aéreas perdidas devido a mudança nas datas do workshop não serão reembolsadas.

Durante as atividades do workshop, O CONTRATADO se compromete a:
Fornecer instrutores capacitados e com experiência nas devidas atividades; prestar pronto atendimento em eventuais casos de acidente; controlar os impactos das atividades sobre o meio ambiente e as comunidades envolvidas, prezar e zelar pelo bem estar dos nossos clientes.

Durante as atividades do workshop, O CONTRATANTE se compromete a:
Seguir as normas e orientações de segurança dos guias e dos locais visitados; atender aos comandos dos condutores; não se colocar em risco nem aos demais envolvidos

Ao efetuar a compra deste produto, o participante está ciente e concorda com os termos e condições descritos nesta seção. 

CONTATO

Alguma dúvida sobre o workshop?

Obrigado por enviar!